Dicas de fotografia: Como tirar boas fotos?


Olá, pessoal!!! 

Sei que já faz um tempo desde o último post, mas acho que a vida anda corrida para todo mundo, não é mesmo? Rsrs... No entanto, hoje estamos oficialmente de volta e, se você é amante de fotografia como nós, vai amar essa matéria super interessante, repleta de dicas legais de como tirar uma boa fotografia, dadas pelo fotógrafo Carlos Raphael Chaves (Clique aqui para conhecer o Rapharazzo). Essas dicas servem tanto para quem for o fotógrafo, quanto para quem for ser fotografado por alguém ou por si mesmo.

Então 'bora' conferir e aprender a arrasar nas fotos:

1- Preparação: Sabemos que a preparação antes das fotos é muito importante, para que tudo saia conforme você planejou, então foque no perfil de fotos que você deseja tirar e estabeleça o cenário, figurino, estilo, etc. Essa dica serve tanto para quem for ser fotografado, quanto para quem for fotografar, pois como fotógrafo, você deve procurar conhecer um pouco mais sobre seu cliente, para traçar o melhor roteiro de produção fotográfica e dar singularidade ao ensaio, conforme a expectativa daquele cliente; e como alguém que vá ser fotografado, é importante que você tenha em mente o que você deseja, para transmitir suas próprias idéias e inspirações a quem for te fotografar.

2- Dificuldades: De acordo com Raphael, a maior dificuldade costuma ser a timidez das pessoas frente às câmeras, então, se você for ser fotografado, se solte, aja naturalmente, pois quanto mais à vontade você se sentir, melhor as fotos ficarão. Se você for o fotógrafo, transmita confiança, otimismo e incentive-os a relaxarem.

3- Câmera: Isso é algo muito pessoal e vai da preferência de cada um. O importante é você escolher uma câmera que consiga captar da forma mais real possível aquilo que se está fotografando, pois quanto melhor for a qualidade de uma foto, mais atraente ela ficará. Como fotógrafo, Raphael utiliza uma Canon 70D e uma 6D.

4- Edição: Aprenda a editar as suas fotos, pois pós-produção é fundamental. Corrija cores, iluminação, textura, etc, deixando a fotografia bem mais profissional, mas procure editar o mínimo possível a fim de deixá-la também bem natural. Não se esqueça que a edição também varia muito com o estilo de fotos que você tirou. Raphael indica o Photoshop e LightRoom como programas indispensáveis de edição.

5- Referências e inspirações: Isso é essencial, pois te ajuda a entender melhor o mundo da fotografia. Para Raphael, sua maior inspiração quando fotografava como hobby era Ansel Adams, pois sempre teve paixão por fotografias da natureza. Suas maiores referências hoje, como fotógrafo profissional, é Sebastião Salgado, Everton Rosa e Americo Esperandio, que tem sempre uma novidade em relação a técnicas fotográficas para passar aos seus seguidores. O importante é você sempre buscar encontrar alguém com quem você se identifique e faça fotos que te inspire, pois fica muito mais fácil se direcionar e estabelecer suas preferências.

6- DICAS IMPORTANTES: A melhor fotografia é aquela em que se consegue abstrair todos os elementos possíveis. 
Ângulo: Cada pessoa tem o seu melhor ângulo, então use isso a seu favor. Se você for ser fotografado ou for fotografar a si mesmo, descubra qual o seu melhor ângulo em relação à perfil, nariz, olhos, braços, etc.. Da mesma forma, se for fotografar alguém, converse e encontre o melhor ângulo dessa pessoa e enquadre de forma bem uniforme, para que a foto fique apresentável.
Horários: Não é aconselhável de forma alguma fotografar das 10h às 15h em áreas externas, exceto se o dia estiver nublado, pois o sol forte sempre atrapalha e deixa muitas sombras nas fotos.
Fotos noturnas: O flash é ferramenta obrigatória, bem como leds e outros iluminadores, para que a foto fique o mais real possível, da mesma forma que estamos vendo in locu (no local).
Erros comuns: Um erro muito comum é direcionar o flash diretamente para o corpo da pessoa, pois essa ação deixa a foto estourada (termo usado quando a foto fica muito branca) ou quanto não se tem a habilidade necessária e a foto sai escura.
Dica bônus: Desenvolva o seu olhar. Quando você desenvolve um olhar fotográfico, você consegue ver as coisas ao seu redor e perceber o que pode vir a se tornar uma boa imagem. Você consegue ver além do que se está acostumado e passa a ver beleza em lugares aparentemente comuns.

7- Técnicas: Isso é algo que vai se adquirindo com a prática, mas o fotógrafo Raphael nos deu algumas dicas a respeito de suas técnicas particulares, como por exemplo, absorver o máximo de luz natural e usar pouquíssimo o flash em fotos externas durante o dia; conduzir o ensaio de fotos da forma mais natural possível (dica que citamos anteriormente). A naturalidade sempre será a melhor dica para se tirar boas fotos.

Esses são alguns trabalhos do fotógrafo Carlos Raphael Chaves:


(Foto de casal)

(Individual)

 (Evento infantil)

 (Foto jornalística)

(Fotos de lugares: Forte de Macapá)

(Foto para a capa de um livro)





E aí, gostaram das dicas??? Espero o post tenha ajudado e que vocês consigam fazer muitas fotos lindas! Deixem seus comentários e sugestões.
Beijos! E até a próxima! ;*


Postado por Carla Giarola / Facebook - Instagram





Share this:

JOIN CONVERSATION

28 comentários:

  1. Amei a dica <3

    http://rabiscandohistoriass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que booom, Lyta!! Obrigada pela sua visita!! Volte sempre! Beijos!!

      Excluir
  2. Amei as dicas, foram muito útil pra mim haha'
    Eu amo posts de fotografias então eu adoraria sempre ver esse conteúdo em seu blog ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô minha linda, muito obrigada!!! Farei mais posts sobre fotografia.. Também amo! Beijoos!

      Excluir
  3. Oi, lindona adorei as dicas de gosto muito de fotografias e quero sempre aprender mais...
    Seguindo seu blog para mais post assim,,,
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Fran!!! Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado! Beijos e volte sempre!!!

      Excluir
  4. Adorei as dicas, é tão difícil tirar boas fotos, essas dicas vão ajudar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, flor!! Obrigada pela visita! Beijosss

      Excluir
  5. Amei suas dicas! Muito úteis para tirar boas fotos que é tão difícil! As dicas vão me ajudar muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que maravilha!!! Bom saber disso!! Um beijooo!

      Excluir
  6. Amei o seu post! Sou uma amante de fotografia e tudo o que sei e consigo fazer devo sempre a este tipo de dicas que vou encontrando na internet pois nunca me tentei especializar, o que muitos dizem que é uma pena pois acreditam que tenho imenso jeito. Não sei, quero acreditar que sim... Vou fazendo uns photoshoots para as amigas e fica por aí :p
    Beijos

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, flor!! Olha, se é algo que você gosta tanto assim, deveria investir mesmo em uma especialização, hein! Iria arrasar!!
      Beijos e obrigada pela visita! Volte sempre!!

      Excluir
  7. Adorei as dicas! Estou começando a usar a minha camera e tem muita coisa que nem sei ainda fazer nem usar nela...Os post ficou show com as fotos. Parabéns pelo post e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida!! Fico feliz que as dicas tenham sido úteis! Também quero adquiriruma boa câmera em breve! Beijos!! Até a próxima!!

      Excluir
  8. Dicas maravilhosas !! Essas fotos ficam perfeitas o Rafael tem talento, adoro ver fotos assim. Consegui boas dicas para que eu possa melhorar nas minha fotos ! Obrigado. Parabéns pelo post ! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Dandara!!! Eu também adoro as fotos dele. Beijos!!! Obrigada!

      Excluir
  9. OI flor, dicas anotadas.. eu sou extremamente tímida pra fotos e parece que sempre saio no meu pior ângulo!!! Agora essas fotos estão maravilhosas, claro né, um profissional e tanto!
    Beijos
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda!! Espero que você perca a timidez e comece a tirar as melhores fotos daqui pra frente!!! hehe Obrigada pela visita!! Beijos!!!

      Excluir
  10. Amei todas as dicas ,eu amo fotografia e me ajudou muito essas dicas ,não sabia do horário de fotografar mas ja imaginava kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mariana! Pois é, essa entrevista me ajudou bastante também. rsrs Beijos!!! Volte sempre!

      Excluir
  11. Arrasou nas dicas! Já sabia de algumas coisas, e de outras não. Sempre bom aprender mais! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! A gente sempre acaba aprendendo uma coisinha aqui e ali, né? Conhecimento nunca é demais hehe. Obrigada pela visita! Beijoos!

      Excluir
  12. Dicas muito boas. Realmente tirar uma fotografia não basta apenas saber apertar no botãozinho da câmera e "pah". Alguns cuidados na hora de fotografar e ser fotogradado(a) realmente são importantes.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, essas fotos ficaram lindas. Adorei a dica pois tenho muita dificuldade com fotografias e acho que vai me ajudar bastante. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Estava precisando de algumas destas dicas, quero melhorar as fotos que tiro para o blog. As fotos do Raphael são maravilhosas, ele realmente tem o olhar.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas e concordo com todas. O pré e o pós fotografia são tão importantes quanto o momento das fotos em si, tem que ter um planejamento e um tratamento. É bem comum as pessoas acharem que fotografia é aquela coisa de momento, bateu a inspiração de artista, foi e saiu perfeito, rsrs, sqn!
    As fotos que você escolheu para apresentar também são lindas, amei as três últimas, bem autênticas. O fotógrafo está de parabéns, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Ótimas dicas, quem sabe assim eu não passe a tirar novas fotos rs. Confesso que não nem um pouco fotogênico e sempre fujo das fotos por conta disso. Mas vou tentar aplicar essas dicas em minhas próximas fotos!

    Parabéns e sucesso a você e ao blog!

    Frank S. C. Writer

    ResponderExcluir
  17. Achei super interessante essas dicas, pois gosto de fotografar! Vou ficar atenta de agora em diante, principalmente ao horário.
    Muito boas as fotos mostradas!!
    Bjos,
    Cidália.

    ResponderExcluir

Olá, ficamos muito feliz com seu comentário.